sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Plante

Pesquisas comprovam que qualquer área verde superior a 12 metros quadrados é capaz de alterar o micro-clima, reduzir a poluição sonora, atrair pássaros, melhorar a oxigenação e reduzir a poluição. Uma área verde pode inclusive reduzir a temperatura ambiente em até 4 graus.
O aumento na temperatura pode provocar vários tipos de enfermidades. Os problemas de saúde gerados demandarão mais e maiores verbas para equipar e manter hospitais e serviços médicos em maior proporção para o atendimento de idosos principalmente.
Um plantio de árvores imediato e de forma planejada minimizará os impactos negativos causados pelo aumento de temperatura.
Além dos efeitos diretos, pessoas que vivem em cidades arborizadas têm menor tendência a estresse e depressão. Ou seja, uma cidade arborizada seria mais tranqüila e oferecia mais qualidade de vida.
E quando as calçadas são estreitas demais? É preciso criatividade para aproveitar as áreas verdes da várias formas por meio da criação de painéis verticais junto às fachadas e muros, ou árvores e arbustos plantados ao longo do meio fio sempre respeitando as condições do local.
Dá pra imaginar os corredores de ônibus margeados por uma vegetação que certamente tornará o ambiente e a viagem mais agradáveis? Onde houver pouco espaço quem sabe utilizar a própria cobertura para se aplicar uma vegetação adequada ao ambiente?
É possível fazer isso tudo acontecer? É claro e simples. Áreas urbanas centrais degradadas podem ser revitalizadas com a proibição de estacionamento de veículos e com o plantio de árvores em todos os espaços disponíveis.
É preciso, portanto, planejar esse plantio. Tão importante quanto plantar uma árvore é assumir a responsabilidade sobre a mesma, acompanhar o seu desenvolvimento, zelar pela sua manutenção pelas podas e adubação necessárias.
É essencial que as prefeituras assumam esta responsabilidade e os habitantes se conscientizem que se trata de um ser vivo e merece carinho e cuidado. Que delicia ouvir o canto dos pássaros pela ,manha! MÃOS À OBRA! PLANTE UMA ÁRVORE PERTO DA SUA CASA, PRODUZA OXIGÊNIO E COLHA OS RESULTADOS!

Neto.

Nenhum comentário: